2007-08-27

É fruta ou chocolate!

Eu bem lembrei - Pedro Proença é um douradinho, que faz tudo pelos chocolatinhos do padrinho. Ano passado roubou descaradamente o SLB na Luz, ignorando dois penalties, fingindo que não via as agressões dos andrades, agindo como bom funcionário da máfia. Ontem fez o mesmo ao SCP. Perdoou o segundo amarelo ao Quaresma em várias ocasiões, o vermelho directo ao Pedro Emanuel pela cotovelada, e o vermelho directo ao Bosingwa por aquela entrada assassina; ainda lhe juntou a transformação dum atraso num livre indirecto, no qual voltou a mostrar como se condiciona uma equipa, dando amarelo ao Derlei como ano passado tinha dado ao Anderson e fazendo tudo para assegurar o golo dos andrades. Ou seja, uma roubalheira em tudo igual á de ano passado, só mudou a vítima.

E vão dois jogos que o FCP compra dois pontos em cada, e dois jogos em que o SLB é roubado de dois pontos em cada... Os douradinhos continuam sem vergonha, e os paineleiros a seu serviço a fingirem que não vêm.

PS: Quaresma em dois jogos já fez mais mergulhos que o Fábio Coentrão em toda a vida... Agora tomem nota do que vão dizer os paineleiros do sistema...

2007-08-25

Um penalty por jogo

Ficou por marcar mais um penalty a favor do SLB quando Flávio Coentrão é claramente carregado pelas costas - na repetição então é impossível não ver o braço do defesa vimaranense na nuca do jogador do SLB, derrubando-o.
Um penalty por jogo, 2 pontos roubados por jogo. Já lá vão 4. De resto, típica arbitragem do Lucílio - o Guimarães teve carta branca para entrar com violência, grande parte das faltas a favor do SLB no meio-campo vimaranense ficaram por marcar, enfim, o habitual. O polvo continua como se nada fosse - afinal, a liga ainda não castigou nem tem intenções de castigar os corruptos, porque se iriam preocupar?

Por outro lado, o SLB ganhou um bom central, Miguel Vítor, e já mostrou mais garra neste jogo que em todos os jogos da era "engenheiro". Vamos ver se mesmo a jogar contra 14 mais um ano se consegue ganhar este campeonato. Vai ser difícil.

2007-08-22

FCP-SCP - sai um douradinho para apitar

Tem sido um fartote de rir os comentários andrades nos blogs e nos jornais online desde que se soube da nomeação do douradinho Pedro Proença para o jogo com o SCP. Que ele prejudica o FCP, que isto, que aquilo. Só para relembrar:
Pedro Proença, entre outras arbitragens "jeitosas" foi quem empatou o SLB-FCP na Luz, ignorando dois penalties cometidos pelo FCP, fechando os olhos às agressões, deixando os andrades queimarem tempo de forma escandalosa; além disso, foi ele que PdC encomendou a Pinto de Sousa para o roubo da supertaça de 2003 ao Leiria, o tal em que o golo do FCP foi em falta clara do Costinha sobre o guarda-redes.
E ainda se queixam?

PS: Estava na altura de criarmos uma "Galeria dos Horrores" com fotos e actuações dos principais responsáveis pelos campeonatos arrecadados pelos andrades estes 25 anos. Algo com foto e momentos principais da carreira, tipo o Rosa Santos a fugir pelo campo fora e não mostrar um cartão, o Fortunato Azevedo a fazer o Setúbal ganhar ou empatar ao SLB em 4 ou 5 jogos seguidos, os roubos clássicos do António Costa, o Olarápio a fingir que a bola não entrou, o Lucílio a transformar vitórias do SLB em empates, o Pedro Henriques a empatar o SLB com o SCP, essas coisas. Que acham?

2007-08-21

Vai haver coragem para ir até ao fim?

Com tanta investigação dos crimes que já todos tínhamos conhecimento, de quem os mandou executar, e agora, de quem os encobriu, seria de esperar que fosse feita justiça e que os corruptos fossem presos e perdessem os benefícios que obtiveram de forma irregular estes 25 anos. Mas será que vai haver coragem e honestidade para tal? Se fosse só pelo PGR e pela sua equipa, creio que a investigação iria até ao fim e os culpados seriam punidos; o problema é se lhe "cortam as pernas" quando chegar perto do partido do poder. Basta lembrar as ajudas que Fernando Gomes e o seu sucessor deram ao grémio da fruta em detrimento da cidade do Porto e do país. Será que vai haver coragem para ir até ao final?

2007-08-20

Até que enfim

Já não era sem tempo. É que ano passado, mesmo com as fraudes todas que documentámos que deram 20 pontos irregulares ao grémio da fruta, qualquer treinador a sério tinha obrigação de ganhar o campeonato com a equipa que o SLB dispunha.
E agora, quem é o senhor que se segue?
Será Camacho, para colocar a casa em ordem?

Bom, parece que sim - e assim esta substituição só peca por tardia.

2007-08-19

Aperta-se o cerco

O PGR tem coragem. E pelos vistos também vê o que todos já tínhamos visto - que o DIAP do Porto estava nas mãos da máfia. A forma como o depoimento da "gémea má" é feito e junto ao processo do PdC é, no mínimo, nojento. Mostra uma desfaçatez e uma falta de vergonha impressionantes. E mostra mais - mostra que o DIAP do Porto está todo infiltrado; que a separação dos processos do Apito Dourado não foi inocente, mas sim para enfraquecer a acusação e tentar retirar o tão falado "nexo de causalidade"; mostra que além dos números um e dois do DIAP do Porto, há mais elementos coniventes e cúmplices dos corruptos; mostra uma cultura de corrupção assustadora, que agora se ergue para tentar proteger o seu maior expoente, e que continua a demonstrar uma força intocada dentro dos campos de futebol (basta ver quem foi ajudado e quem foi prejudicado pelas arbitragens este fim de semana). Ao pé destes, os de Palermo são uns anjinhos. Mas aparentemente o cerco aperta-se. Será que além da coragem que já demonstrou, o PGR terá os apoios necessários para levar mais esta investigação até ao fim, e para conseguir "limpar a casa" e enviar os corruptos e os seus amigos para trás das grades?

2007-08-18

Á FCP

Lá tive o azar de ter uma televisão ligada na TVI durante o jantar, e vi mais uma palhaçada... Continuamos como nestes 25 anos, com a liga a fingir que se mexe, e o campeão da corrupção a continuar impunemente. Alguns apontamentos do jogo do grémio da fruta contra a sua sucursal de Braga:
Quaresma este ano parece passar de campeão das cotoveladas a campeão dos mergulhos; dois livres muito forçados dão dois golos de Quaresma; Paulo Assunção faz entrada para vermelho, nem amarelo vê
Típico.

Quanto ao jogo do SLB? Como era de esperar de um árbitro do Porto, além de se ignorar uma agressão do Ezequias ao Nuno Assis dentrop da área, que daria penalty e expulsão do agressor, prolonga-se o jogo o tempo necessário e dão-se cartões aos jogadores do SLB para ter a certeza que se enerva a equipa e se consegue o resultado desejado. A impunidade e a falta de vergonha do costume. De resto, nem vale a pena falar. Uma equipa tremida durante a primeira meia hora, que depois tomou conta do jogo e deixou-se empatar frente à pressão esperada da equipa de arbitragem depois do golo.
A única coisa boa que pode sair deste empate é o Fernando Santos ir para bem longe...

2007-08-17

A alegria dos andrades

O cerco aparentemente aperta, se a maior alegria de um andrade é um dossier anónimo cheio de erros. já o boloposte no BNRB fez uma análise das primeiras onze páginas, e além disso convém reter os erros factuais graves evidentes no mesmo, como seja não existir nenhum jogador do Guimarães que se recuse a jogar contra o SLB e depois venha para o mesmo, nem ter havido nenhum jogo Campomaiorense-Alverca a terminar 0-1 com golo do Mantorras, nas datas mencionadas. Nem isso os analfabetos autores do documento verificaram.

Mas os andrades ficaram todos contentes. Claro. Afinal, as provas que o seu clubezeco não ganha nada nos últimos 25 anos avolumam-se. É preciso ser fanaticamente idiota para ainda defender o valor do FCP como equipa, quando todos já sabem que campeonatos e taças, o FCP compra-os no supermercado. E aparecer nas notícias um dossier anónimo que ataca o maior clube do mundo, com ou sem provas, é uma alegria para qualquer verme sofredor de complexo de inferioridade que se preze. E é desculpa para lançar mais uma petição ordinária e idiota pedindo a demissão de quem teve a coragem de afrontar a máfia. E é mais uma desculpa para tentar confundir o norte com os corruptos do FCP, inventando uma sinistra cabala dos perigosos mouros do sul contra os bravos do norte. Típica de mentes pequenas, cujo único alívio de um profundo complexo de inferioridade era a impunidade com que o seu clube comprava árbitros, juízes, polícias, políticos, campeonatos, e taças.

É normal. Não é fácil admitir que o clube pelo qual se torce deveria estar a jogar nos regionais, se houvesse justiça em Portugal. Por isso entendo este agarrar desesperado dos andrades a qualquer ténue suspeita que não são os únicos. Mas têm azar. No caso do SLB, não arranjam nada a não ser estas palhaçadas, o mito do Calabote (relembro que nesse ano o FCP ganhou o campeonato, e suspeito foi o último jogo do FCP, com no mínimo falta de fair-play gritante), e o jogo no Algarve (no ano que o Olarápio fingiu que não viu a bola dentro da baliza do manitas de trapo). Tudo mitos, invenções, acusações infundadas.
Agora, o que não é normal é o comportamento da imprensa. A SIC, que já em tempo nos deu investigação jornalística (casos Calheiros, Paula, entre outros), levantando aquilo que os assalariados dos corruptos tudo fizeram para abafar, agora vem com uma peça encomendada, em que o presidente do FCP, numa postura de capo mafioso, responde a "perguntas" escritas pelos seus assessores, seguindo um guião cujo único objectivo é atacar o mais possível o SLB e o seu presidente. Compreende-se que um criminoso, em desespero, ataque e acuse todos os outros de serem como ele. Não se compreende que uma televisão lhe dê publicidade. Tal como deram a este dossier anónimo. E não deram às provas, nunca desmentidas, do apito dourado. Mas quando se vê, durante um telejornal, uma locutora desta televisão a festejar os golos oferecidos por uma das equipas adversárias, não há mais nada a fazer. Só aproveitar o apito dourado para fazer uma limpeza na redacção. Mas isso, não creio que aconteça tão cedo. Só quando uma das três televisões começar e se aperceber que aumenta de cota de mercado por passar a noticiar com isenção e transparência. Até lá, todas vão continuar a dar estas alegrias aos andrades. Afinal, todas calaram as agressões do Quaresma ou os golos irregulares do FCP do ano passado e do anterior!
E isso é o que alegra um andrade, além de atacar o maior clube do mundo - roubar campeonatos, ter mais pontos que o SLB apenas e exclusivamente graças ás "ajudas" dos homens do apito.

2007-08-15

Vai ser assim a época?

Temo que sim, com este Santos no banco. Um SLB desorganizado, sem transições defesa-ataque, com lesões, a jogar contra 14 e a perder a cabeça (a agressão clara do David Luiz é na sequência de duas agressões claras do mesmo jogador do Copenhaga, qualquer delas para vermelho directo, ignoradas pelo incompetente de seu nome Viktor Kassai), e provavelmente os milagres do Mestre não acontecerão em todos os jogos. Será que ainda se vai a tempo para fazer o que os benfiquistas pedem desde que se soube da contratação do Santos, faz mais de um ano?

2007-08-14

O morto estrebucha

Investigue-se. Se o SLB é acusado de comprar árbitros para ser prejudicado, se há a hipótese de alguém com dois dedos de testa acreditar que isto não é mais que um estrebuchar dos mafiosos envolvidos no apito dourado, então investigue-se. E condene-se quem de direito - se de facto há benefícios ao SLB (de novo, para quê, para lhe serem roubados campeonatos?) então castigue-se o clube. Se, como é mais provável, é mais uma tentativa desesperada da máfia da fruta, descubra-se quem são os corruptos que forneceram o papel timbrado da judiciária, e quem lhes pagou. E que sejam punidos exemplarmente.

Este ano não há

Pois. Ano passado forcei-me a ver jogos medíocres, arbitragens manhosas, ouvir comentadores imbecis a cantarem loas de caceiteiros e azelhas só porque pertenciam ao clube da fruta, irritei-me com roubos escandalosos, foras-de-jogo ignorados, agressões esquecidas, tudo o que manteve o FCP em primeiro lugar contra tudo e contra todos (e principalmente contra a verdade desportiva). Creio que consegui provar a maioria dessas fraudes - basta ver que as críticas dos andrades se resumiram a dizer que outros não viram o que eu vi e escrevi aqui - mas das muitas que documentei, bastavam duas ou três não terem sido feitas e o campeão, apesar do Santos como treinador, era o SLB. Ou mesmo o SCP, embora esses não se possam queixar de grande prejuízo.
Mas acabou. Já não tenho paciência. Este ano não contribuo para a olivierisporti. Os jogos, vejo-os na Luz ou em último caso vou ao café da esquina. Poupo a minha saúde económica e a minha saúde mental. Evito os imbecis de serviço a endeusarem um caceteiro de segunda só porque, às vezes, acerta na bola com um pé atrás do outro, esquecendo as vezes que agride adversários, corta bolas com a mão, chuta para as bancadas, etc.
Acabou. Este ano não quero fazer contabilização dos "erros", das fraudes, dos roubos. Ano passado já foi suficiente para provar à saciedade que o Apito Dourado não muda nada se não se limparem as estruturas do futebol de todos os envolvidos. As contas do ano passado mostram bem como é possível levar um clube medíocre ao primeiro lugar do campeonato, mesmo quando já está a ser investigado por corrupção desportiva. Este ano vai pelo mesmo caminho - alguns jornaleiros, que se calaram relativamente às fraudes do ano passado, já clamam por castigo para um árbitro por um pretenso penalty que a existir só é mesmo visível em câmara lenta, e ainda assim ficam dúvidas se é mão na bola ou bola na mão, só porque o "prejudicado" foi o clube da fruta, dando o mote para o tratamento "noticioso" do resto da época; os processos na liga ainda não estão concluídos (e possivelmente não vão dar em nada) e o campeonato já vai começar sem punições, os clubes de segunda linha já têm vários jogadores "emprestados" pelos arguidos, provavelmente em troca de "ajudas" como as do ano passado, etc. Está tudo na mesma.

Por tudo isso, porque já me custou mesmo muito o esforço de ver aquele jogo medíocre da supertaça (ganho pelo menos mau em campo) e não me imagino a aguentar ver aquelas camisolas mais umas 30 vezes esta época, e porque a minha saúde financeira e mental não se compadecem com ver jogos no canal dos oliveiras, este ano deixo a tarefa a outro. Com uma certeza - os andrades mais uma vez vão ser beneficiados de forma escandalosa como foram estes 25 anos, e vão, mesmo assim, chorar-se da "cabala" dos sulistas... Mas andrade é andrade, o complexo de inferioridade que sofre não lhe permite outra postura que não a queixinha, a choraminguisse, mesmo quando está a ser escandalosamente beneficiado.

2007-08-07

TAP melhora nível de serviço

Boa notícia para todos os Portugueses, já se pode viajar na TAP sem arriscar encontros com os SD ou os seus mandantes. Apenas não se sabe ainda como a TAP vai investir o dinheiro que poupa evitando a substituição dos equipamentos estragados habitualmente pelos hooligans.

2007-08-02

Já votaram?

Não acredito que ainda está em primeiro um clube com nome impronunciável com 126000 votos, e o SLB só tem 21300 - vamos lá, que se pode votar de hora a hora.
 
origem