2007-08-14

Este ano não há

Pois. Ano passado forcei-me a ver jogos medíocres, arbitragens manhosas, ouvir comentadores imbecis a cantarem loas de caceiteiros e azelhas só porque pertenciam ao clube da fruta, irritei-me com roubos escandalosos, foras-de-jogo ignorados, agressões esquecidas, tudo o que manteve o FCP em primeiro lugar contra tudo e contra todos (e principalmente contra a verdade desportiva). Creio que consegui provar a maioria dessas fraudes - basta ver que as críticas dos andrades se resumiram a dizer que outros não viram o que eu vi e escrevi aqui - mas das muitas que documentei, bastavam duas ou três não terem sido feitas e o campeão, apesar do Santos como treinador, era o SLB. Ou mesmo o SCP, embora esses não se possam queixar de grande prejuízo.
Mas acabou. Já não tenho paciência. Este ano não contribuo para a olivierisporti. Os jogos, vejo-os na Luz ou em último caso vou ao café da esquina. Poupo a minha saúde económica e a minha saúde mental. Evito os imbecis de serviço a endeusarem um caceteiro de segunda só porque, às vezes, acerta na bola com um pé atrás do outro, esquecendo as vezes que agride adversários, corta bolas com a mão, chuta para as bancadas, etc.
Acabou. Este ano não quero fazer contabilização dos "erros", das fraudes, dos roubos. Ano passado já foi suficiente para provar à saciedade que o Apito Dourado não muda nada se não se limparem as estruturas do futebol de todos os envolvidos. As contas do ano passado mostram bem como é possível levar um clube medíocre ao primeiro lugar do campeonato, mesmo quando já está a ser investigado por corrupção desportiva. Este ano vai pelo mesmo caminho - alguns jornaleiros, que se calaram relativamente às fraudes do ano passado, já clamam por castigo para um árbitro por um pretenso penalty que a existir só é mesmo visível em câmara lenta, e ainda assim ficam dúvidas se é mão na bola ou bola na mão, só porque o "prejudicado" foi o clube da fruta, dando o mote para o tratamento "noticioso" do resto da época; os processos na liga ainda não estão concluídos (e possivelmente não vão dar em nada) e o campeonato já vai começar sem punições, os clubes de segunda linha já têm vários jogadores "emprestados" pelos arguidos, provavelmente em troca de "ajudas" como as do ano passado, etc. Está tudo na mesma.

Por tudo isso, porque já me custou mesmo muito o esforço de ver aquele jogo medíocre da supertaça (ganho pelo menos mau em campo) e não me imagino a aguentar ver aquelas camisolas mais umas 30 vezes esta época, e porque a minha saúde financeira e mental não se compadecem com ver jogos no canal dos oliveiras, este ano deixo a tarefa a outro. Com uma certeza - os andrades mais uma vez vão ser beneficiados de forma escandalosa como foram estes 25 anos, e vão, mesmo assim, chorar-se da "cabala" dos sulistas... Mas andrade é andrade, o complexo de inferioridade que sofre não lhe permite outra postura que não a queixinha, a choraminguisse, mesmo quando está a ser escandalosamente beneficiado.

Sem comentários:

 
origem