2007-08-17

A alegria dos andrades

O cerco aparentemente aperta, se a maior alegria de um andrade é um dossier anónimo cheio de erros. já o boloposte no BNRB fez uma análise das primeiras onze páginas, e além disso convém reter os erros factuais graves evidentes no mesmo, como seja não existir nenhum jogador do Guimarães que se recuse a jogar contra o SLB e depois venha para o mesmo, nem ter havido nenhum jogo Campomaiorense-Alverca a terminar 0-1 com golo do Mantorras, nas datas mencionadas. Nem isso os analfabetos autores do documento verificaram.

Mas os andrades ficaram todos contentes. Claro. Afinal, as provas que o seu clubezeco não ganha nada nos últimos 25 anos avolumam-se. É preciso ser fanaticamente idiota para ainda defender o valor do FCP como equipa, quando todos já sabem que campeonatos e taças, o FCP compra-os no supermercado. E aparecer nas notícias um dossier anónimo que ataca o maior clube do mundo, com ou sem provas, é uma alegria para qualquer verme sofredor de complexo de inferioridade que se preze. E é desculpa para lançar mais uma petição ordinária e idiota pedindo a demissão de quem teve a coragem de afrontar a máfia. E é mais uma desculpa para tentar confundir o norte com os corruptos do FCP, inventando uma sinistra cabala dos perigosos mouros do sul contra os bravos do norte. Típica de mentes pequenas, cujo único alívio de um profundo complexo de inferioridade era a impunidade com que o seu clube comprava árbitros, juízes, polícias, políticos, campeonatos, e taças.

É normal. Não é fácil admitir que o clube pelo qual se torce deveria estar a jogar nos regionais, se houvesse justiça em Portugal. Por isso entendo este agarrar desesperado dos andrades a qualquer ténue suspeita que não são os únicos. Mas têm azar. No caso do SLB, não arranjam nada a não ser estas palhaçadas, o mito do Calabote (relembro que nesse ano o FCP ganhou o campeonato, e suspeito foi o último jogo do FCP, com no mínimo falta de fair-play gritante), e o jogo no Algarve (no ano que o Olarápio fingiu que não viu a bola dentro da baliza do manitas de trapo). Tudo mitos, invenções, acusações infundadas.
Agora, o que não é normal é o comportamento da imprensa. A SIC, que já em tempo nos deu investigação jornalística (casos Calheiros, Paula, entre outros), levantando aquilo que os assalariados dos corruptos tudo fizeram para abafar, agora vem com uma peça encomendada, em que o presidente do FCP, numa postura de capo mafioso, responde a "perguntas" escritas pelos seus assessores, seguindo um guião cujo único objectivo é atacar o mais possível o SLB e o seu presidente. Compreende-se que um criminoso, em desespero, ataque e acuse todos os outros de serem como ele. Não se compreende que uma televisão lhe dê publicidade. Tal como deram a este dossier anónimo. E não deram às provas, nunca desmentidas, do apito dourado. Mas quando se vê, durante um telejornal, uma locutora desta televisão a festejar os golos oferecidos por uma das equipas adversárias, não há mais nada a fazer. Só aproveitar o apito dourado para fazer uma limpeza na redacção. Mas isso, não creio que aconteça tão cedo. Só quando uma das três televisões começar e se aperceber que aumenta de cota de mercado por passar a noticiar com isenção e transparência. Até lá, todas vão continuar a dar estas alegrias aos andrades. Afinal, todas calaram as agressões do Quaresma ou os golos irregulares do FCP do ano passado e do anterior!
E isso é o que alegra um andrade, além de atacar o maior clube do mundo - roubar campeonatos, ter mais pontos que o SLB apenas e exclusivamente graças ás "ajudas" dos homens do apito.

Sem comentários:

 
origem