2007-07-09

Ficção e fantasia

Ontem, enquanto esperava para ver como é que o Couceiro ia estragar a selecção de sub-20 frente à Gâmbia, vi uma peça de ficção muito interessante na SIC. Aquilo era apresentado como um documentário sobre o Mundial de Futebol 2006, mas tinha mais de ficção de documentário, pelo que ia sendo dado ver. Quando chegou aos oitavos de final, já estava a achar estranho falarem tanto dos jogadores ingleses e dos portugueses só conhecerem o Cristiano. Quando entrevistaram o Guarda-Redes alemão fazendo dele grande herói na defesa de dois penalties frente à Argentina, já cheirava a esturro, o Ricardo só tinha sido mencionado muito depressa pelos 3 penalties (recorde em campeonatos do mundo) que tinha defendido frente à Inglaterra, e vamos que se faz tarde.
Mas o mais ridículo foi ver o mergulhador mor, Thierry Henry de seu nome, a ser entrevistado enquanto falavam do jogo em que Portugal é eliminado por mais uma obra de arte deste simulador. Quando chegam ao cúmulo de dizer (o idiota que dobrava aquilo para português, comentador habitual da SIC) que na câmara lenta se via claramente que era mesmo falta o mergulho acrobático do Francês ao sentir o toque do Ricardo Carvalho (quando é claro que se ele não tivesse já afastado a bola para longe tal toque nunca seria suficiente para o desviar um milímetro sequer da trajectória). Ainda continuei a ver, curioso para ver como justificavam não ter sido marcado o penalty claro por carga ao Cristiano Ronaldo dentro da área. Simples - nem imagens mostraram, nem uma palavra, nada! Parecia um resumo da SportTV, aquela palhaçada! E claro que entrevistas a algum jogador português, nem sequer foram pensadas, quanto mais feitas!
Já não vi mais - afinal, já era claro o objectivo do filmezeco, branquear a passagem dos franceses à final, e falar só com representantes dos três grandes do futebol europeu.
Reconfortei-me de pensar que pelo menos na página da wikipedia sobre a selecção nacional estava lá a história factual do que se passou, para quem quisesse ler. Pelo menos, era esse o caso à uns meses. Será que... Quando fui verificar, encontrei uma versão parecida com a do filme, para a qual o mergulho do Henry era penalty, e o penalty sobre o Cristiano simulação a merecer cartão! Ainda pensei que tivessem sido os franceses a mudar a página, mas qual o meu espanto ao descobrir um suposto Português, andrade de convicção, que tudo fez para que nem sequer ficasse a indicação que o mergulho era controverso? Mas estes andrades afinal têm tanta raiva ao Scolari e à selecção que ainda fazem o trabalho dos francíus por eles? E ainda atacou um outro contribuidor que discordava dele como tendo um "pet hate" pelo clube da fruta, como se isso fosse necessário para defender a selecção nacional e querer publicar os factos como se passaram, e não como foram vistos pelos franceses e amigalhaços.
Nunca hei-de entender estas pequenas mentes regionais... E muito menos um canal de televisão português que passa esta propaganda como sendo um documentário. Enfim, sintomas da mediocridade que nos rodeia...

PS: Correcção - a página da wikipedia já está parcialmente corrigida desde dia 29 de Junho. Por alguma razão esquisita recebi uma versão antiga da página quando a fui ver ontem à noite, limpar a cache do IE já deixou ver a versão actual. Aproveitem enquanto não é censurada de novo...

Sem comentários:

 
origem