2007-03-03

O FCP é assim...

FCP-Braga - uma claque à moda do porto, que não respeitou o minuto de silêncio (será que vão ser punidos?), e um penalty inventado pelo olarápio. De resto, o Braga a jogar para perder, com 4 jogadores "lesionados" e o Wender castigado com um cartão vermelho forçadíssimo no final do último jogo. Vitória "à porto".

Aves-SLB - Como é possível num jogo entre o "segundo" do campeonato e o último haver uma arbitragem tão má, sempre a prejudicar o SLB? Aos 20 minutos, há uma possível grande penalidade, jogador do aves corta bola com a mão dentro da área, mas tem braço encostado ao corpo - por uma vez foi bem decidido pelo árbitro. Pelo contrário, aos 34 minutos é inventado um penalty a favor do Aves, quando a bola é rematada contra Karagounis, caído no chão dentro da área. Os grunhos da TVI tentam tudo para justificar a invenção do boi preto. Quim defende, e ainda deixa os anormais de serviço mais irritados, chegando a chamar-lhe "penalty de menino" para tentar diminuir a defesa. 37 minutos - amarelo forçado a Derlei, por reclamar, para compensar o amarelo dado ao Sérgio Nunes por falta sobre Miccoli, que ficava isolado junto à área. 41 minutos - Simão é obstruído a entrar na área do Aves - no mínimo livre e cartão amarelo por mostrar. 57 minutos - falta sobre Katsouranis no ataque do SLB, junto à área do Aves, seguida por entrada violenta (quase agressão) de Mércio. Mais um amarelo por mostrar. Minuto 84 - 4º amarelo do campeonato para Petit após o boi preto ignorar falta sobre Paulo Jorge, o que deu ataque perigoso do Aves e a falta do Petit. Logo a seguir Simão é derrubado quando se isola junto à área do Aves, nem sequer falta é marcada, e Nuno Gomes vê amarelo por protestar a série de puxões que tem sofrido dentro da área do Aves. 85 minutos - Amarelo por mostrar a Sérgio Carvalho por entrada violenta sobre Simão. Minuto 91 - amarelo forçado a Paulo Jorge, que joga a bola. Os grunhos da TVI tentam justificar mais um critério duplo do árbitro. Minuto 92 - amarelo a Quim - mais um forçado pelo boi preto, por demorar mais que 5 segundos a repor a bola em jogo.
Vão 9 erros graves...
E o jogo ainda acabou com um canto a favor do SLB transformado em pontapé de baliza... Como é possível tal actuação em directo para todo o país, e como é que ainda há tal falta de vergonha dos cãomentadores para tentar justificar as asneiras todas?

16 comentários:

Filipe Sousa disse...

Punidos? Que eu saiba ainda há liberdade de expressão neste país. Ou não se pode ir contra a doutrina do Clube do Regime? Afinal de contas, o minuto de silêncio foi imposto pela morte de um homem que foi jogador do SLB, e não de um internacional português, logo, só o homenageia quem quer. Ah, é verdade, morreram 2 ex-jogadores do FCP. Onde estão os minutos de silêncio?

Filipe Sousa disse...

Punidos? Porquê? Ainda existe liberdade de expressão neste país, não? Só homenageia um ex-jogador do SLB, quem quer, não quem os senhores da Metrópole acham que se deve homenagear.

Há gente com cada ideia na cabeça.

jbernardo disse...

Só pela falta de educação deveriam ser punidos. Estás a confundir liberdade de expressão com falta de educação. De facto são poucos os simpatizantes/sócios do porto que conheço que tenham um mínimo de educação.
Relativamente a ser internacional Português ou não, vai ver quantas vezes defendeu as cores portuguesas na selecção. Isto se souberes ler, claro.

Quanto à história da "metrópole", se achas que vives numa colónia, por mim dava-lhes a independência. Reduzia-se logo em mais de 50% a criminalidade neste país...

Filipe Sousa disse...

Presumo que os restantes 50% se dividam entre a Câmara de Lisboa - esse altar da honestidade - e (os clubes d)a 2ª Circular - nobres repositórios de dinheiros camarários, cedidos ao abrigo do DCAP ("Dá Cá Aquela Palha").

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=742828

Estás preocupado com umas putas? A mim preocupa-me mais o dinheiro que pago de impostos, ser oferecido ao Benfica.

jbernardo disse...

Olha lá ó Bóbó, publico-te esta treta só mesmo para acabar. Se te estás a queixar de possíveis favorecimentos ao SLB pela CML, explica-me lá o que é que vocês estão a pagar pelo campo de treinos pago com o nosso dinheiro? Mostra-me as piscinas das Antas, que foram pagas pela câmara do Porto? Explica-me os negócios de troca de terrenos e licenças de construção envolvendo o estádio novo e o parque da cidade? Explica-me porque é que foi o estado português a pagar a torre das Antas?
Queres mais exemplos? É que há muitos.

Filipe Sousa disse...

Eu apresentei factos, e tu vens com especulações? O Estado pagou a Torre das Antas? Ahahah! Essa é a patacoada do ano, e ainda só estamos em Março. Piscinas das Antas? Não existem. Trocas de terrenos? Entre isso e os 8 milhões oferecidos ao Benfica, venha o diabo e escolha. E já agora, o campo de treinos é MUNICIPAL, e como tal, e ao contrário do que andam por aí a tentar fazer passar, outras equipas do concelhos de Gaia, usufruem do espaço e equipamentos. Mas compreendo perfeitamente que vende mais jornais, insinuar que a CMG, sob pretexto de um qualquer esquema obscuro e corrupto, construiu um centro de estágio para o Porto. É falso, meu caro. É um equipamento público. E o Porto está lá, tendo um acordo com a Câmara. Se um dia, expirado esse acordo, um novo edil, benfiquista (logo sério e honesto), achar que os interesses da Câmara estão a ser prejudicados, não renova o acordo, e o Porto procura um novo centro de estágio. Não esperará por certo que a CGD, por intermédio de um conhecido adepto benfiquista, de seu nome Armando Vara, decida do pé para a mão, que se há de patrocinar mais um Campus Futebol Caixa, o que fica sempre bem num banco que pertence ao Estado.

Julguei que o facto de duas pessoas terem preferências clubísticas diferentes, não as deveria impedir de discutir o fenómeno do futebol, de forma civilizada. Gritar "corrupto, corrupto", sempre tem um efeito mais retumbante e exige muito menos esforço e menos ideias ainda.

jbernardo disse...

Factos e especulações - só trocaste os intervenientes. Os 8 milhões que falas, são de euros ou o valor total (incluindo o pago pelo SLB) em escudos? Se fizeres bem as contas, vês que se a CML pagou algo foi 100 mil euros. Mas o que é isso comparado ao valor pago pela CMP pelos terrenos que tinha oferecido ao FCP? E ao valor da licença de urbanização em pleno parque da cidade?
Quanto ás piscinas das antas, também tens toda a razão - não existem. Mas foram pagas a 100% pela câmara do Porto.
Vejamos que mais, torre das antas, ninguém lhe pegava até ser comprada de forma nunca clarificada pela loja do cidadão.
O campo de treinos é municipal, também tens razão, pago portanto com os dinheiros de todos nós, e "alugado" em exclusividade ao FCP por 500 euros mensais!!!!! E essa desculpa do patrocínio da CGD não pega - o campo foi todo pago pelo SLB, a CGD agora paga para ter lá o nome. Também o poderia ter feito com o FCP se tivessem um campo de treinos vosso e alguma instituição achasse que tinha benefício em o apadrinhar.
Por favor, informa-te um pouco mais. É que muitos de nós já estamos fartos de desmontar os mesmos argumentos repetidos até à exaustão. Pelo menos arranjem uns novos... É que nós temos provas (gravações, facturas de viagens, testemunhas, confissões) de muita corrupção de sentido único que beneficiou o vosso clube nestes 30 anos. Ou é necessário lembrar que só não desceram de divisão quando foi do caso Guímaro porque o juiz decidiu ignorar as gravações telefónicas?

Filipe Sousa disse...

Ignorar gravações telefónicas, está na moda. Simplesmente, "não dão garantias".

P.S.: Tem cuidado com as grandes revelações que fazes aqui. Quem sabe, um dia algum mafioso se sente acossado com as verdades que aqui revelas, e ainda manda o Boby e o Tareco fazerem-te uma "visitinha".

jbernardo disse...

Mas que grandes revelações? Isto é tudo conhecimento geral, e tem sido publicado milhares de vezes! Basta ler jornais e ver tv (nos tempos que a SIC era isenta e investigava algo que se visse).

Filipe Sousa disse...

Conhecimento geral? O que dizem os jornais e tv? Os mesmos que insistem em envolver o Pinto da Costa no Apito Dourado, quando os processos em que está envolvido são independentes?

jbernardo disse...

Lol! Essa então é o máximo - em que planeta vives? Se o "engenheiro chefe", o "número um", o "gerente da caixa" não está envolvido no apito dourado, se não era ele que recebia os árbitros em sua casa para cafés e chocolatinhos, então quem era, algum irmão gémeo?
"insistem em envolver o Pinto da Costa no Apito Dourado" - ou foi ele que se envolveu, juntamente com o teles dos bordéis e o major batata?

Filipe Sousa disse...

Aconselho-te a leres o despacho de acusação do processo, não vás agora induzir os teus leitores em erro.

jbernardo disse...

Qual dos despachos de pronúncia? O que agora levou o Major Batata a ser constituído arguido, juntamente com o Pinto de Sousa e o presidente do Gondomar? O relativamente ás conversas de Duarte Gomes e às visitinhas para café e chocolatinhos, que ainda não foi emitido? O do caso Guímaro, do qual ficaram de fora por o juiz ter decidido ignorar as gravações telefónicas? O do caso Calheiros, que a juíza decidiu mandar arquivar com uma desculpa esfarrapada?

Filipe Sousa disse...

Estás a desconversar, é natural. O "Apito Dourado" - "dourado" porque Gondomar tem tradição no trabalho do ouro e filigranas - é um processo que deriva da investigação de favorecimentos ao Gondomar SC. Mais nada. Das escutas que sustentam o processo, foram retiradas conversas em que participa o Pinto da Costa. Essas escutas deram origem a novos processos, fora do "Apito Dourado", dado que em momento algum o Pinto da Costa se envolve em assuntos do Gondomar SC, ou nos favorecimentos de que beneficiou.

Ora, se o Pinto da Costa nada tem a ver com o Apito Dourado, como o atesta o despacho de acusação, porque surge o seu nome constantemente associado ao processo? É simples. Porque vende mais. A fama do Pinto da Costa é tal - trinta e tal anos de corrupção - que seria ridículo esmiuçar a dúzia de processos em que está efectivamente envolvido, e perder a oportunidade de o misturar no Apito Dourado, entre suspeitos acusados com mais de 20 crimes.

Presumo que o "Apito Dourado" pouco te interesse, face aos processos em que o Pinto da Costa está envolvido. Assim, um conselho: deixa de ler o Correio da Manha, é só folclore e desinformação. Procura antes o Jornal de Notícias, ou o Público (com especial cuidado para as notícias da autoria da Tânia Laranjo). É só um conselho. Podes julga isso por ti próprio.

jbernardo disse...

Sabes que até tens piada, quando acusas os outros daquilo que fazes. Acho interessante a maneira como tentas ligar a investigação do Apito Dourado em exclusivo a Gondomar - como se o dourado tivesse algo a ver com as filigranas! - quando esse nome de código designa todos os processos que foram investigados no âmbito da corrupção no futebol português.
Que o PdC não está envolvido directamente nos "assuntos" do Gondomar, até acredito. É peixe pequeno, ele deixa isso para os subordinados.
Agora, como tu dizes bem, PdC está envolvido directamente em cerca de 30 anos de corrupção e favorecimentos do FCP, dos quais as primeiras provas publicadas foram as gravações do caso Guímaro. E é por isso e por ter sido de novo apanhado a combinar jogos e a pressionar árbitros que está envolvido com os outros corruptos no caso Apito DOurado - não é por morar no Porto, em Gaia, ou em Gondomar que algum deles está ou não envolvido no processo.

Finalmente, o teu conselho explica muito. Quem ainda acredita no JN (do pior que se publica em Portugal, apenas ao nível de outro jornal do mesmo dono, o "24 horas") e diz para ler "notícias" da inenarrável Tânia Laranjo (por ex., http://daliteratura.blogspot.com/2006/02/citao-20.html ou vai ler estes comentários - http://doportugalprofundo.blogspot.com/2006/01/o-mostrengo.html) é porque vive noutra realidade.
O Público então, embora seja em média um jornal decente, em termos desportivos tem a credibilidade do Jogo - nenhuma. Já chegou ao ponto de na edição do Norte censurar o título "Benfica Campeão" alguns anos atrás (não foi em 2004), e as "notícias" claramente encomendadas, manipuladas e distorcidas que tem publicado sobre o apito dourado são de fazer inveja ao sr. Goebbels.
O CM que tanto atacas, apesar de ter um director portista ferrenho, que como tu defende que o Apito Dourado não existe, e se existe, é só o Gondomar que está implicado, o CM publica notícias investigadas e isentas. Aposta no sencionalismo - mas pelo menos não inventa nem imprime muita alarvidade estilo "tânia laranjo".

jbernardo disse...

Mais sobre a Tânia Laranjo e as tentativas de manipulação da verdade desta senhora, escrito pelo vsn74 no http://www.relvado.com/gen.pl?mode=thread&fokey=rv.stories/47778&va=614489&p=stories&op=view - vale a pena ler, pois consegue resumir a maioria das asneiras escritas por esta "jornalista" quando tentou atacar José Veiga.

 
origem