2006-11-26

Mais um fim de semana "tranquilo"

SLB - Marítimo, aquele jogo em que o treinador do Marítimo tanto se chorou no final - estranho que quando foi ignorado um penalty a seu favor a semana passada, ou quando o Tonel agrediu o Alex, nem um piu. São "estilos". Quanto aos erros do àrbitro, são dois:
- mão clara na área do marítimo = 1 penalty por marcar;
- entrada a pés juntos sobre Nelson - vermelho por mostrar.
Quanto à queixinha do dito cujo, o lance é de expulsão correcta, por uma entrada com violência a Simão. Só há "dúvida" porque nunca se marcam estes lances quando as vítimas são jogadores do SLBN

Quanto ao jogo Naval-SCP, os lances polémicos ficaram para o final, e mostraram a influência de Liedson nas vitórias do SCP. Vejamos, o primeiro erro grave é que a falta que dá origem a golo é simulação do Liedson; o segundo é que o mesmo Liedson consegue uma expulsão 2 minutos depois com mais uma simulação. Tudo "normal"...

Finalmente, o Belenenses-FCP. Como se esperava, o Belenenses jogou muito "molinho". Não ofereceu os 3 pontos da forma escandalosa que o fez nos dois jogos da época passada (também já era demasiado óbvio) mas não deu muita luta. Casos do jogo, há dois. O FCP queixa-se aos 7 minutos de golo por marcar - a bola entrou ou não? Não me parece que tenha entrado, mas se tiverem imagens a prová-lo (ou a provar que não entrou) agradeço; dispenso é aquelas animações foleiras do Nojo que ignoram toda a perspectiva e as leis da física, como foi a que tentou "provar" que o Olarápio não era tão gatuno como isso, e que a bola não tinha entrado...
Quanto ao golo, há várias situações duvidosas - Bruno Alves carrega o guarda-redes, mas fora da pequena àrea; há três jogadores do FCP em fora de jogo posicional na mesma jogada, mas isso já não é penalizado se não intervirem na jogada; o mais grave é que Postiga está em fora de jogo quando recebe a bola para o centro.
Portanto, mais uma ajudinha para a vitória...
O Leiria lá perdeu, em jogo sem grande história. Só queria perceber qual foi o penalty que o Domingos diz que viu. Alguém tem imagens?


"Colossificação"
FCP - +9 (7 + 2)
SCP - +3 (1 + 2)
SLB - -3
Leiria - +5
Erros graves a favor/Contra:
FCP - 12/1 (11+1)
SCP - 7/2 (5+2)
SLB - 1/25 (23+2)
Leiria - 9/0

Volto a lembrar, quem comentar se tiver provas que estou errado, por favor apresente-as. Especulações sem provas não interessam. E mais ridículo ainda é dizer que o àrbitro "a" ou "b" ajudam o SLB sem provas (aceitam-se gravações do apito dourado com provas) - não é o SLB que paga em rebuçados. E recusar árbitros não é o mesmo que escolher e comprar os mesmos...

2006-11-19

"Rapazinhos a correr"

Falta de respeito pela camisola, mas não só...
No Braga-Benfica - SLB deixa-se ir abaixo, com vários erros próprios (que estava o Quim a pensar?), será que os jogadores se deixaram atingir pela demissão do Veiga, provando que o polvo de facto tem muito poder? Relativamente ao jogo em si, o SLB entregou-o cedo. Só que quando aos quinze minutos da segunda parte tentou reagir, o palhaço do costume estava lá. Vejamos:
21 minutos - cartão vermelho por mostrar a Maciel por entrada duríssima em carrinho sobre o Simão.
66 minutos - olarápio dá cartão a Petit em vez de Andrés Madrid, por falta cometida por este último à entrada (dentro?) da área do Braga
69 - contra-ataque do Braga após falta por marcar sobre Simão, também merecedora de cartão amarelo, à entrada da área do Braga; falta sobre Miguelito por marcar também, devia ter tido punição disciplinar. Pelo menos estes quatro foram erros graves.



Marítimo-SCP - bem podem acusar o Bruno Paixão, mas os sportinguistas deviam era agradecer-lhe. Penalty claro por marcar no final da primeira parte, quando Abel corta a bola com a mão, já em tempo de descontos. O resultado estava em 0-0... Depois é o golo do Sporting, o penalty bem assinalado visto a falta terminar dentro da área (vejam os regulamentos), e que Kanu remata de forma a Rui Patrício (que dá dois passos em frente antes da bola partir) defender sem grande esforço. Um erro grave com influência directa no resultado; também seria possível ter sido efectuada a repetição do segundo penalty se os regulamentos fossem cumpridos à risca, mas essa dou de borla. O que não dou de borla é a agressão do Tonel ao Alex, que deveria ter dado vermelho directo e nem falta deu.

FCP-Académica - o primeiro golo é de antologia. Quaresma domina a bola com a mão, empurra o defesa e centra para Postiga marcar em claro fora de jogo. Dois erros (?) graves, com influência no resultado. Já na primeira parte tinha havido a entrada violenta (verdadeira agressão) do Lucho Gonzalez ao Helder Barbosa, que nem falta deu - mais um erro grave, deveria ter sido vermelho directo. Pelos vistos tanto FCP como SCP têm impunidade nas agressões. E assim vamos cantando e rindo alegremente...


"Colossificação"
FCP - +7 (5 + 2)
SCP - +1 (-1 + 2)
SLB - -3
Leiria - +5
Erros graves a favor/Contra:
FCP - 11/1 (8+3)
SCP - 5/2 (3+2)
SLB - 1/23 (19+4)
Leiria - 9/0

Ainda nem estamos a meio do campeonato, e as contas já são bem claras. Se as arbitragens fossem isentas, mesmo jogando mal, no mínimo o SLB estaria com 19 pontos e em segundo lugar com menos um jogo (podendo igualar o primeiro). Com árbitros honestos, o Leiria estaria com 12 em 10º, o SCP com 22 em primeiro, e o FCP com 18 em terceiro. Isto só contabilizando os erros que tiveram influencia directa no resultado. Depois há os outros todos que não tendo influência directa contribuíram para desvirtuar o resultado do jogo em causa e dos seguintes (como foram as agressões por sancionar). Mas os lagartos nem reparam que se em vez de se aliarem ao FCP lutassem pela limpeza da liga teriam mais hipóteses. Preferem aliar-se com o clube da corrupção para atacar o SLB, e ficam contentes com o segundo lugar desde que o primeiro não seja o SLB.
Também é claro quem domina a comunicação social - faz-se um escândalo relativamente ao "grego", mas este fim de semana foi um jogador do FCP a agredir outro jogador do FCP (emprestado à académica), em lance muito mais claro de agressão, e nem um pio. Enfim, os mesmos "jornalistas" que agora enchem manchetes com as acusações ao José Veiga e que abafam tudo o que fale de apito dourado. O polvo tem mesmo muito poder...

PS: O Durão, aquele que andou a candidatar-se a presidente da comissão europeia enquanto dizia publicamente que apoiava o Vitorino, aparece agora como testemunha do Major. Já percebem melhor como é que os processos do apito dourado vão sendo arquivados?

2006-11-15

O polvo tem muitos tentáculos

Foi o meu primeiro pensamento ao ver o arresto dos bens de José Veiga, com direito a televisões convidadas e tudo. Nunca gostei da ideia de ter como Director Geral do SLB alguém que tinha festejado com os andrades a derrota na final da Liga dos Campeões. Mas desta maneira? Além de ser uma óbvia encomenda na véspera de um jogo importante com o Braga (na linha das actuações do Xistra no jogo antes do encontro com os Andrades), é uma demonstração de força do polvo tão óbvia que assusta. O mesmo polvo que consegue que sejam arquivados 9 dos 11 processos do apito dourado envolvendo o "engenheiro", apesar de todas as provas nem sequer serem negadas pelos procuradores, agora consegue um arresto de bens sem notificação num processo em que nem sequer as testemunhas ainda foram ouvidas. Isto claro se Veiga está a dizer a verdade - mas ninguém apareceu do nosso sistema "judicial" a explicar ou a contradizer José Veiga.
Sejamos claros - isto foi ao mesmo nível que colocar uma cabeça de cavalo decepada na cama de um adversário. Isto foi um dizer "sabemos onde moras" e "temos total impunidade e protecção do sistema".
Claro que os andrades saltaram logo em todos os jornais online (e não só) a festejar mais esta prova do poder do polvo. Afinal, se não fosse este polvo com tentáculos tão longos, nunca teriam ganho mais que dois ou três campeonatos nestes últimos 25 anos de roubalheira, nem sequer teriam ido à liga dos campeões, quanto mais comprado árbitros de jogos com o Manchester. E eles sabem isso.
Em Braga vamos a ver como é. Mas não me admirava nada que fosse uma arbitragem "à olegário". Afinal, o polvo está em alta. Até já conseguiram que o Quaresma fosse à selecção.

2006-11-05

Mais uns casos, e o Coroado a ladrar

Vamos a ver o que se fez este fim de semana. Apesar das vitórias dos 3 grandes e do FCP B serem todas elas aparentemente indiscutíveis, houve casos em todos os jogos:
Belenenses-Leiria - penalty por marcar sobre Manoel aos 75 minutos, arbitro dá lei da vantagem (!).
SLB-Beira-mar:
Golo bem anulado por fora de jogo de Nuno Gomes. Fica por mostrar o cartão vermelho a Torrão, que entra de forma violenta sobre Miguelito. O Coroado ainda viu esta agressão, mas andou a ladrar foi sobre uma entrada perigosa do Petit - que no entanto retira o pé para não lesionar o adversário. Mesmo assim, quanto a mim deveria ter tido amarelo, embora tenha havido bem pior nos outros jogos. E falando do Petit, ficou um penalty por marcar por mão na bola quando de um livre marcado por este.
FCP-Setúbal - No lance do primeiro golo, Postiga encontra-se em fora de jogo e atrapalha Nelson, saltando na frente deste e tentado cabecear a bola. Bruno Alves agride não vê vermelho. Quaresma tenta agredir de novo e nem falta é marcada. O habitual. Entretanto, do lado do Setúbal deveria ter sido expulso o Bruno Ribeiro, também por entrada violenta.
SCP- Braga
Yannick Djaló deveria ser expulso pela agressão a Paulo Santos. A bola estava já bem longe quando o jogador do CP aponta os pitons à perna do jogador do Braga. O terceiro golo é extremamente duvidoso, mais parece um "autogolo" do àrbitro. E foras-de-jogo ao ataque do Braga, foi um fartote, mas isso "é futebol!". No total, um exemplo de como ganhar um jogo 3-0 sem marcar um único golo!
"Colossificação"
FCP - +5
SCP - -1
SLB - -3
Leiria - +5
Erros graves a favor/Contra:
FCP - 8/1
SCP - 3/2
SLB - 1/19
Leiria - 9/0

As diferenças nas entradas do Petit e do Yannick são bem visíveis no Mágico SLB.
 
origem